terça-feira, 22 de novembro de 2005

E viva o anjo torto!


Torquato, Caetano e Capinan


Tem coisas que a gente não pode perdoar!
Sempre com mil afazeres, esqueci completamente do aniversário de Torquato Neto, dia 09 e novembro. Se ainda estivesse vivo faria 61 anos. Conheci Torquato através de meu primo que mora em Teresina. Ia passar um documentário sobre ele na TV e meu primo me convidou pra assistir. Ainda lembro das primeiras sensações ao ver tudo aquilo na minha frente, na TV. Isso faz uns 15 anos. E não me perdoava por conhecer Torquato apenas naquele dia. Fiquei fascinado... Comecei, depois que saí de casa, a ler coisas, comprar coisas, ouvir coisas relativas à ele. Não é porque ele é piauiense não (aliás, coisa que não sou é bairrista!), mas acho dos poetas marginais, o mais torto dos anjos sagrados... [Também lhe adoro viu Leminski!]. Foi absurdamente lúcido e moderno em tudo; inovador e futurista nas letras (lindas letras) e na concepção de arte. Não gosto muito quando lhe chamam de ideólogo da Tropicália, pois acho que o tropicalismo não combina muito com isso, mas certamente, ele foi essencial para que tudo aquilo acontecesse do jeito que aconteceu... "Panis et circensis" é lindo e fundamental pra nossa música. Quem quiser conhecer mais sobre Torquato é só clicar aqui. Um site lindo e super completo. Mais que merecido... E não consigo parar de ouvir "Todo dia é dia d", "Pra dizer adeus", "Go back", "Let's play that", "Mamãe coragem", "Marginália II"... Abaixo, uma de suas letras, musicada por Carlos Pinto.


Três da madrugada

Três da madrugada
Quase nada
A cidade abandonada
E essa rua que não tem mais fim
Três da madrugada
Tudo em nada
A cidade abandonada
E essa rua não tem mais nada de mim
Nada
Noite alta madrugada
Essa cidade que me guarda
Que me mata de saudade
É sempre assim
Triste madrugada
Tudo e nada
A mão fria, a mão gelada toca bem de leve em mim
Saiba, meu pobre coração não vale nada
Pelas três da madrugada
Toda palavra calada
Dessa rua da cidade
Que não tem mais fim

2 comentários:

Bosquímano disse...

Boa Marquinhos! desafiando o coro dos contentes, Torquato Neto é (e não foi) um dos grandes sujeitos deste brasilzão!

Ele e Mão santa fazem a magia do Paiuí, sem esquecer de bidião!

piadas à parte, pra mim chega!

Marcos Mesquita disse...

É vero Bosquinho! Torquato é um dos grandes nomes deste país... Por tudo. E Mão Santa e Abdias, caricaturas. Um abração velho.