sábado, 21 de julho de 2007
Fim
sábado, 7 de julho de 2007
De volta!
Depois de muito tempo sem publicar, cá estou novamente, na tentativa de dar notícias aos amigos e partilhar minha vida! Tentarei ser mais assíduo quanto ao blog: promessa de escoteiro! E para retomar a escrita neste espaço, deixo com vocês a excelente interpretação de Jacques Brel - cantando Amsterdam - que tanto tenho ouvido nessas últimas semanas. Um abraço pra todo mundo e um brinde à volta do blog.
PS.: Gil, adorei seu comentário. Saudades ô rapaz!
quarta-feira, 25 de abril de 2007
Trabalho, luta e feriado
segunda-feira, 16 de abril de 2007
Lembranças às avessas...
sábado, 7 de abril de 2007
Boa nova: estou de volta!
Depois de receber todas as broncas dos amigos por conta da ausência, está mais que na hora de contar as novidades todas para os meus amigos daqui e d'além mar. Dei uma parada no blog porque nesses últimos meses minha vida deu um giro de 360º e até eu conseguir me aquietar demorou um pouco. Contemos. Não estou morando mais em Sampa. Aquela cidade é tudo e sempre que posso (pelo menos uma vez por mês) vou lá para matar a saudade. Mas recebi uma proposta de emprego bem legal e não pensei duas vezes. Estou morando em Pato Branco, interior do Paraná, dando aulas numa faculdade. 4 disciplinas no curso de psicologia: primeiro, terceiro e quinto períodos. Cada turma um jeito diferente de ver o mundo. Uma experiência interessantíssima. Estar em sala de aula, de fato, é maravilhoso, apesar dos desafios diários: a preocupação em dar boas aulas, a preparação das mesmas, perceber cada aluno naquilo que ele tem de melhor, enfim...
Os projetos começam a sair do papel. Para além das aulas, vou começar um grupo de estudos sobre juventude com alguns alunos. Animador! Noutra turma, estamos estudando a intervenção da psicologia no campo da Saúde Mental: estamos viajando para conhecer algumas experiências de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dia 18 de maio - dia da luta antimanicomial no Brasil - faremos um debate na universidade. Projetos na cabeça e muito trabalho pela frente. Também estou arrumando a tese para publicação. Próxima vez que for a Sampa vou na Editora Cortez - e noutras - conversar sobre isso. Existem algumas possibilidades.
Falando então da cidade. A cidade é pequena, mas já começo a me adaptar. Ela fica no sudoeste do Paraná, relativamente perto de Foz do Iguaçu. Estão vendo o mapa? Acho que dá pra ver a região: é essa bem embaixo, meio avermelhada. Deu pra ver??? Quem me conhece sabe como gosto de metrópoles. Mas duas coisas favorecem esse processo de ambientação: o fato de ter sido muito bem acolhido por todos e o próprio trabalho. É cansativo, viu? Chego em casa querendo cama. Mas final de semana me divirto, viajo, saio... Quanto às viagens, Curitiba, São Paulo e Buenos Aires são as próximas (não nesta ordem). Vamos comigo?
No mais, muitas saudades dos amigos. De todos: aqueles que foram morar em Salvador, aqueles de Brasília, de Sampa, Rio de Janeiro, João Pessoa, Floripa, Curitiba, Teresina... Nossa, são tantos. Mas saudades também de meus amigos pratrícios. Estou economizando para logo que puder ir aí visitá-los e tomar um bom vinho em Lisboa, Porto e Coimbra. Mas quero que venham cá também. Aliás, nem posso reclamar. Depois que voltei de Portugal, vários já me visitaram: Lívia, Sandrine, Rita, Eduardo, Carlos, André e Elísio que está fazendo uma experiência neste momento em São Paulo. Mas quero que outros venham.
É isso, meus amigos. Estou de volta! Pra ficar... Beijos a todos.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007
Notícias do carnaval
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
A luta das mulheres em dois continentes
Fiquei imensamente feliz pelo resultado do SIM no referendo português sobre a despenalização do aborto naquele país. Sempre que posso, saúdo com alegria, as conquistas e lutas do movimento feminista de Portugal. Por tudo: pela luta em si (justa!), pelos amigos que nela estão e pela carga afetiva que isso tudo me traz... E fico extremamente orgulhoso de ter conhecido de perto várias das pessoas que, que cotidianamente, lutam pela efetivação dos direitos das mulheres. Viva!
Das bandas daqui, amanhã, às 19hs, outra experiência trazida pelas "mulheres guerreiras que lutam pelo amor": o bloco Ilú Obá de Min. Esse grupo, tão belo por carregar e dar continuidade à tradição negra de cariz feminino neste país, também é motivo de homenagem neste blog. E viva Xangô, que as alimenta nessa história, nesse movimento, que mistura arte, música, alegria e luta.
O vídeo acima é uma espécie de exaltação dessas duas ondas feministas que se cruzam por intermédio do atlântico.
Este post é dedicado a todas as ongs feministas de Portugal e ao grupo Ilú Obá de Min. Axé!
domingo, 11 de fevereiro de 2007
Referendo pela descriminalização do aborto
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
Associação de palavras sobre esta minha última semana - parte I
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007
Chico Science da Manguetown
Dez anos atrás morria um dos gênios de nossa música popular brasileira: Chico Science. Um dos fundadores do movimento manguebeat, Chico Science passou como um cometa: rápido e brilhante, fazendo marca no céu. E me lembro daquele dia e do carnaval de Olinda daquele ano.
Em 2005, um documentário de Cláudio Barroso intitulado "O mundo é uma cabeça" conta um pouco dessa história. Vale a pena conferir. É só clicar no título. Chico Science morreu num acidente de carro, ao lado do mangue. Morreu fazendo arte, no mangue.
domingo, 28 de janeiro de 2007
Allan de Lana
quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
453 anos
Canto de Regresso à Pátria
segunda-feira, 22 de janeiro de 2007
Walter Salles
sexta-feira, 12 de janeiro de 2007
A carta de Dora
Amanhã, um post sobre Walter Salles. Hoje, uma das cenas mais lindas que já vi no cinema.