segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Notícias do carnaval

Em São Paulo, a Vai Vai. Com um enredo que trouxe para a avenida o alerta para as questões ecológicas e do cuidado com o planeta, ela contagiou o público com sua tradição e seu samba enredo. Seu refrão empolgante é a máxima desse carnaval que dizia:

Hojé é festa, é carnaval/"se liga nessa" que o alerta é geral/com muito orgulho, a "saracura"/ mostra pro mundo que o planeta tem cura/ eu sou "bixiga", quero ver quem me segura.

E parafraseando Caetano: Divino maravilhoso!




No Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira. Minha "verde e rosa", tão bem cantada em versos de nosso saudoso Cartola, fez uma homenagem belíssima à língua portuguesa; e fiquei emocionadíssimo. A origem no latim, sua vinda para o Brasil, as misturas com a influência indígena e africana: tudo lindo! E aquela Comissão de Frente fantasiada de Camões e que se transformava depois em portuguesas dançando um vira no meio do sambódromo, foi tudo de bom. Deu vontade de ir pra lá e cantar junto:

Vem no vira da Mangueira, vem sambar/ meu idioma tem o dom de transformar/ faz do palácio do samba uma casa portuguesa/ é uma casa portuguesa com certeza.




Em Salvador, o Bloco Afoxé Filhos de Gandhi. Com energias e mensagens de paz, esse panteão dos orixás, tapete branco que veste Salvador, me emociona a cada ano.






E sou apaixonado pela beleza encantadora destas escolas, deste bloco, do carnaval. De fato, sou um folião: amante da alegria que se explicita a cada ano nas ruas cheias de amor e amor.

4 comentários:

Anônimo disse...

E sobre o carnaval de Pernambuco, nada? hehehe. Foi muito bom.

Rapaz, estamos de mudança. Vamos morar em Salvador. Semana que vem já estamos lá. Tudo muito rápido.

Mas pagamos todas as contas... hahaha

Anônimo disse...

Marquinhos, o nosso repórter local, a cobrir o Carnaval! Qualquer dia é ele que escreve a letra do samba, porque este rapaz não é de perna bamba!

Sárává, Marquinhos, sárává!

Vani disse...

Bah...lendo tudo, hehehe
Abraço! Rosevani.

inesinho disse...

Amigo, não era decisão de ano novo actualizares este blog? Eu sei que tu amas o carnaval, mas é um pouco demais esta desactualização! (amenos que já estejas a ensaiar para o desfile do ano que vem...)

Beijo grande