Um sol quente e um céu azul como nunca.
Uma multidão reunida como poucas vezes.
Um dia especial! E é esse dia que vamos, na medida do possível, detalhar, descrever, nos próximos posts. O dia em que aconteceu a 9ª Parada do Orgulho GLBT 2005 em São Paulo.
Impressões, fotografias, comentários... Tudo junto. E muito: como a parada deste - com seus 2 milhões e meio de pessoas. Por isso, a escolha de fazer vários posts no lugar de um só. Não caberia tanta informação.
Então, vamos!
Saí de casa às 13hs e o metrô já estava lotado. Filas nas bilheterias, pessoas chegando de todos os lados, enfim!
Um clima de alegria e confraternização pairava aquele lugar. Beijos, mãos dadas, cores e fantasias. E ainda nem estávamos na Av. Paulista. Nos vagões, comentários, expectativas, uma saudação especial (com gritos e elogios) a cada Drag Queen que chegava.
@s invisíveis se tornavam visíveis de um jeito nunca visto. Não havia nenhuma forma de censura ou repreensão por parte de tod@s. Depois de vários empurrões chegamos tod@s sãos e salv@s.
Na Paulista uma multidão já se concentrava. No palco principal, artistas, apresentadores de TV, militantes. Discursos e música para um público que só se esquentava.
Ainda no palco, uma surpresa: a apresentação de bandas e cantores dos anos 80 que habitaram o cotidiano de quem tem em média 30 anos - como eu! O nome do espetáculo: Trash 80. Gretchen, Gengiskan, Locomia, Trem da alegria, Sidney Magal, Elke Maravilha... Todos eles, no mesmo lugar. Ah, não poderia ser injusto. Estavam presentes as músicas da Xuxa que também empolgaram muito.
Passei um tempo por lá e depois fui caminhar para ver todo o percurso da parada. 25 trios já estavam a postos: todos decorados, com suas temáticas diferenciadas e ritmos para todo gosto. Cada carro, um DJ. E o sol a pique. E a multidão também. E fotografava e cumprimentava as pessoas e comprava água e assinava abaixo-assinado e... Faltavam poucos minutos para começar a festa oficialmente.
domingo, 29 de maio de 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário