quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

São Paulo S/A





Enquanto as mudanças no blog não chegam, continuemos…
Ontem fui a uma exibição do filme “São Paulo S/A” no cinema unibanco. O filme é do ano de 1965 e foi dirigido por Luiz Sérgio Person. Confesso que fui assistir por dois motivos: tinha visto um documentário sobre o cineasta, dirigido por Marina Person (sua filha) e para assistir o debate sobre o filme depois da exibição e que teria a presença de Walter Salles.

Fiquei impressionado com a riqueza do filme, na proposta, na história, na forma como foi contada. O filme conta a história de Carlos, um jovem representante da classe média paulistana que – em pleno processo de desenvolvimento e industrialização – aproveita as oportunidades do mercado de trabalho, ingressa numa grande empresa e, logo, torna-se gerente de uma fábrica de auto-peças. Ao mesmo tempo em que consegue se fortalecer profissionalmente, casa-se, torna-se pai, conquista um padrão de vida razoável. Mas uma angústia toma Carlos, uma certa inadaptação a um mundo fortemente administrado, alienado, que corria depressa, numa cidade de ritmo acelerado, e que tão poucos sonhos substanciais oferecia. A angústia de Carlos está presente em todo o filme e nos remete a questões que estão longe de serem respondidas. Sem um projeto de vida, num mundo fragmentado, só lhe resta fugir.

São Paulo S/A antecipa, prevê. Um filme que deveria ser visto por todos. Aliás, sempre é citado como um dos dez melhores filmes do cinema nacional. Bom momento esse em que o cinema brasileiro vive: com maravilhosas produções e relançamentos de clássicos em dvd (para quem não sabe, “Macunaíma” foi relançado e está lindo!). Quem puder comprar o dvd eu recomendo!

Depois do filme o debate. Melhor impossível. Walter Salles, como sempre, deu um show. Aliás, amanhã escrevo sobre ele.
Foto 1: Luiz Sérgio Person
Foto 2: Walmor Chagas no personagem Carlos

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê a história de Waltinho??? Eu quero saber como foi isso! =)

Beijo maior que a gente!