terça-feira, 22 de março de 2005

Viva Elis!



Hoje, se estivesse viva, Elis Regina faria 60 anos. Num primeiro momento fiquei pensando como seria nossa música caso ela estivesse ainda entre nós. Que interpretações musicais ela nos presentearia? Que influências e caminhos sua música teria percorrido? Com quem da nova geração de artistas teria dividido o palco? Enfim! Mas depois pensei em tudo o que ela já nos ofereceu e... Putz! Ainda bem que ficaram muitos registros e quem não teve a oportunidade de acompanhar sua trajetória nos anos idos pode também se deliciar. Então comemoremos os 60, os 70, os 80, os 90...

"Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol.
Agora o braço é uma linha, um traço, um rastro espelhado e brilhante.
E todas as figuras são assim: desenhos de luz, agrupamentos de pontos, de partículas, um quadro de impulsos, um processamento de sinais.
Agora retiram de mim a cobertura de carne, escorrem todo o sangue, afinam os ossos em fios luminosos e aí estou, pelo salão, pelas casas, pelas cidades, parecida comigo.
Um rascunho.Uma forma nebulosa, feita de luz e sombra.
Como uma estrela.Agora eu sou uma estrela".

(Fernando Faro - do álbum póstumo ELIS - TREM AZUL, de 1982)

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é marquinhos! Só muito tarde comecei a ouvir a Elis (apesar de já a conhecer muito antes). Mas para sempre a guardo no coração e trago sempre música dela para me fazer companhia. abraços deste lado do mar.